Notas para Autores

Os interessados em publicar artigos originais ou de revisão na revista Politécnica, poderão fazê-lo submetendo os textos ao Corpo Editorial. Estes podem ser enviados por disquete para: Revista Politécnica, Instituto Superior Politécnico Gaya, Av. dos Descobrimentos, 333 – 4400-103 Vila Nova de Gaia, ou por e-mail para o endereço edisp@ispgaya.pt .

Os artigos a serem submetidos para publicação devem ser redigidos em português em MS WORD (PC ou MAC) e enviados juntamente com uma cópia impressa. Não está, no entanto, excluída a possibilidade da revista aceitar contribuições noutras línguas.

Os artigos a publicar serão única e exclusivamente da responsabilidade dos seus autores.

A aceitação de artigos estará sujeita a uma apreciação prévia por parte da comissão de avaliação, que, no entanto, não retirará a responsabilidade aos autores dos artigos.

Letras de outros alfabetos, símbolos matemáticos e científicos deverão ser escritos correctamente. Nunca utilizar, por exemplo, "a" para a letra grega "a" (alfa) ou "u" para o grego "µ " (miu). Siglas e nomes registados não deverão aparecer em títulos. Abreviações e nomenclatura deverão estar de acordo com a prática estabelecida por organizações e institutos profissionais, ou consagrados pelo seu uso corrente. Da primeira vez que apareça no texto alguma sigla ou nome comercial registado, o seu significado deverá ser referido por extenso entre parêntesis.

Não devem ser utilizados sistemas de notação diversos. Para textos de engenharia, utilizar símbolos e unidades convencionais, constantes das listas existentes.

1. Título
O título deve ser escrito em letras maiúsculas, tamanho 14 pt, negrito e centrado.

2. Autores
Após o título devem ser mencionados os nomes dos autores, os endereços e o endereço de correio electrónico. O texto deve possuir tamanho 12 pt, itálico e centrado. Em rodapé deve ser incluído uma descrição sumária das actividades desempenhadas. Os autores devem incluir uma fotografia actualizada, em formato digital.

3. Resumo
Os artigos devem conter um resumo, no máximo de 90 palavras, que perspective o problema e sumarie os resultados ou conclusões. O resumo deve ser escrito com letra tamanho 10 pt, justificado e espaçamento simples.

4. Palavras Chave
A seguir ao resumo deverem ser mencionadas as palavras chave referentes ao artigo, escritas com letra tamanho 10 pt, alinhado à esquerda.

5. Corpo do Artigo
O corpo do artigo deve estar subdividido logicamente em secções numeradas e, se necessário, em subsecções numeradas. Os títulos devem ser a negrito.

O texto deve ser escrito em duas colunas, com letra Times New Roman de tamanho 12 pt e espaçamento de 1,5 linhas.

6. Figuras
As figuras devem ser cuidadosamente preparadas, devidamente numeradas e acompanhadas por uma legenda (tamanho 10 pt, negrito). As figuras devem, igualmente, ser gravadas num ficheiro separado com a extensão TIF ou JPG.

7. Tabelas
As tabelas também devem ser numeradas e acompanhadas por um título (tamanho 10 pt, negrito). Todas as colunas de uma tabela devem possuir um cabeçalho.

8. Referências
Todas as referências deverão ser indicados pela ordem alfabética dos apelidos dos seus autores. As referências devem ser apresentadas separadamente de acordo com a seguinte ordem:
1) Livros e Publicações periódicas;
2) Endereços na Internet;
3) Legislação;
4) Imprensa.
 

Referências bibliográficas introduzidas no corpo do artigo

Livro (exemplo)

Rowles (1998: 47) afirma que...

Artigo (exemplo)

Como referem Jacob e Taylor (2002: 65)...

Páginas na Internet

No caso de se tratar de um autor identificado, refere-se o nome, ano e página (caso existam estas informações);
No caso de se tratar de uma instituição, o endereço completo (url) deverá aparecer em nota de rodapé (sem data de consulta).

Legislação (exemplo) Legislação (exemplo)
Modelo de referências bibliográficas incluídas no final do artigo Livro Collins, J., Mellins, A. & Veol, A.  (2000). Education and Society. Oxford: Oxford University Press.
Artigo Wallace, A. & Collins, J. (2002). Educational programmes in literacy. The International Journal of Educational Management, 16, (4), 169-175.
Endereço na Internet http://www.ispgaya.pt  (Consulta realizada em 00.00.00).
Legislação Lei nº 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo - LBSE).
Imprensa Santos, A. (2004). Universidades. Público, nº 4165, p. 20. 21 de Setembro.

Nota: Os exemplos apresentados baseiam-se na norma de referência bibliográfica A.P.A. (American Psychological Association), mas não substituem de forma alguma a sua consulta.