Politécnica nº 1


Editorial
João de Freitas Ferreira


Contribuições para um Ensino Racional da Electricidade

Joaquim Albuquerque de Moura Relvas
Num número apreciável de livros destinados ao ensino da electricidade, o modo como são apresentadas certas leis conduz frequentemente à ideia de que as expressões algébricas que as traduzem só podem ser obtidas directamente da experiência. Nesta série de contribuições para um ensino racional da electricidade, o autor mostra como muitas destas expressões algébricas podem ser obtidas, quer a partir de outras por deduções matemáticas relativamente simples, quer, também por dedução matemática, a partir de dados experimentais, mas de natureza qualitativa.

Aspectos Técnicos do GSM
Justino M. R. Lourenço
O Sistema de comunicações GSM (Global System for Mobile Communications) apareceu no final dos anos 80.Supostamente devia ser mais evoluído que o telefone analógico, responder aos desafios da mobilidade universal, garantir privacidade nas comunicações, eficiência espectral e ser tecnologicamente viável a concepção de um pequeno e autónomo telefone celular. Este artigo descreve a arquitectura e funcionamento de uma rede móvel - GSM.

Acesso à Internet nas redes celulares GSM
Justino M. R. Lourenço
O acesso à Internet utilizando o GSM permite dar mais um passo no acesso móvel às redes informáticas. Neste artigo é feita uma descrição introdutória sobre as inovações nesta área.

Estudos de Comunicação na Rede 220V
António Oliveira, Avelino Mendes, Cláudio Moreira, David Santos, Justino M. R. Lourenço
Este artigo descreve o estudo de um sistema de comunicação na rede 220V. O sistema de comunicação envolve uma unidade central de comando e uma série de sensores e objectos comandados. Pretende-se desenvolver este sistema para aplicações na área da vigilância e comunicação de dados.

Sistemas de Automatização de Processos de Negócios (Workflow Systems: potencialidades e perspectivas de evolução)
Mário Lousã, Anabela Sarmento, Altamiro Machado
Os Sistemas de Automatização de Processos de Negócios devido ao seu grande interesse têm conquistado um mercado crescente de aderentes. Este interesse reflecte-se no elevado número de produtos comerciais oferecidos e trabalhos de investigação que se têm desenvolvido em torno desta tecnologia sendo, assim, pertinente realizar uma apresentação geral da mesma. Neste sentido, far-se-á, em primeiro lugar, um enquadramento da tecnologia em termos de ambiente económico e tecnológico focando-se, de seguida, os principais conceitos, categorias e potencialidades associados a estes sistemas.

Introdução de Som em Aplicações Multimédia
Manuel Jorge Ferreira de Sá
O Processamento digital de som incide sobre métodos e exigências de hardware difíceis de quantificar.
Estas dificuldades devem-se às exigências estarem fortemente dependentes do tipo de aplicação. Com este artigo procura-se, através da sistematização de conhecimentos e experiências, identificar aspectos relevantes que possibilitem a melhor compreensão no que diz respeito ao Processamento Digital de Som.

Uma viagem pelo mundo da Contabilidade
Aires Fernandes Lousã
É indiscutível que actualmente a contabilidade é cada vez mais um poderoso auxiliar do gestor, permitindo que as decisões que este tem de tomar sejam devidamente fundamentadas.
Diz-se mesmo que a contabilidade é uma técnica de comunicação, pois possibilita aos responsáveis da empresa dirigir e regular as suas relações com o universo que a rodeia. No entanto para chegar ao que é hoje foi necessário percorrer um longo caminho. Realçaremos, neste artigo, estudos, correntes, métodos, técnicas e personagens que foram marcos importantes neste percurso.

Um Bom Discurso em Relações Públicas: requisitos essenciais
Fernando Casal
As relações Públicas (RP) possuem um conjunto de meios para difundir a imagem e influenciar os públicos. Um dos instrumentos mais usados em RP são os discursos públicos. Estes permitem um contacto directo entre indivíduos e exigem do orador uma preparação bastante cuidada. Um bom discurso sempre foi e continua a ser raro, apesar de que, quer nas empresas quer na administração pública, cada vez mais este meio é solicitado. Mas afinal quais são os requisitos para um bom discurso em RP?

A pessoa e as suas Competências
Eva Petiz de Freitas Lousã
No contexto das organizações económicas e sociais actuais e da sociedade altamente modernizada pelas tecnologias de informação e de comunicação cresce a necessidade de repensar as atitudes, os valores e as competências inerentes à pessoa. As novas exigências profissionais assentam na aquisição de competências de nível técnico mais afectivo e relacional, adquiridas em diferentes momentos e contextos de aprendizagem. Este artigo visa reflectir sobre este domínio e sobre a nova atitude da pessoa perante as exigências profissionais de um mercado cada vez mais competitivo.

Mudança Organizacional. Participação e Avaliação de Desempenho
Silvério dos Santos B. Cordeiro
O presente texto tem como objectivo a produção de algumas reflexões em torno das relações existentes entre os conceitos de Mudança Organizacional, Participação e Avaliação de Desempenho.
Trata-se de uma reflexão que se pretende orientada para o enquadramento específico da Avaliação de Desempenho num contexto de mudança, tendo em conta o contributo que a mesma poderá provocar ao nível da organização.

Personalidades/Ideias/Produtos/Empresas que modificaram o modo de pensar ou de viver de muitos seres humanos nos últimos 100 anos
Paula Aires Pereira

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas

Dá-nos a Conhecer os Teus Projectos...
Luís Óscar

Eventos realizados pelo ISPGAYA

Formação contínua de Professores