Politécnica nº 3


Editorial: Em defesa das liberdades educativas
João de Freitas Ferreira


Professor Doutor Altamiro Barbosa Machado (1944-2001)

João Álvaro Carvalho, Luís Amaral

Contribuições para um Ensino Racional de Electricidade (conclusão)
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas
Num número apreciável de livros destinados ao ensino da electricidade, o modo como são apresentadas certas leis conduz frequentemente à ideia de que as expressões algébricas que as traduzem só podem ser obtidas directamente da experiência. Nesta série de contribuições para um ensino racional de electricidade, o autor mostra como muitas destas expressões algébricas podem ser obtidas, quer a partir de outras por deduções matemáticas relativamente simples, quer, também por dedução matemática, a partir de dados experimentais, mas de natureza qualitativa.

Os materiais Supercondutores de Alta Temperatura na Construção de Motores Eléctricos de Relutância
A. Leão Rodrigues
O artigo apresenta a modelação por meio de Elementos Finitos do projecto de motores de relutância usando materiais supercondutores cerâmicos do tipo-II colocados no rotor. São analisados dispositivos com configurações diferentes e é determinado o correspondente valor do binário electromagnético produzido. Para avaliar a análise, apresentam-se os resultados experimentais efectuados num motor de relutância de 2 KW com rotores de configuração diferente e usando o mesmo estator. Os resultados mostram que, quando os supercondutores são arrefecidos com azoto líquido a 77 K, a potência mecânica no veio é cerca de 4 a 5 vezes maior do que a observada no motor clássico equivalente.

Aspectos técnicos do W-CDMA no UMTS
Justino M. R. Lourenço
Este artigo faz uma apresentação sobre o WCDMA (Wideband Code Division Multiple Acess) como tecnologia rádio de acesso, escolhida pelo ETSI (European Telecommunications Standars Institute) em Janeiro de 1998, para o acesso rádio em banda larga necessário para o suporte de todos os serviços multimédia da terceira geração das redes móveis.

Adolescência, Família, Agressividade
Victor Reis
Este trabalho desenvolve o tema da Adolescência numa perspectiva desenvolvimentalista, procurando definir e caracterizar em todas as suas dimensões (desenvolvimento físico e afectivo; psicossocial; cognitivo). Na primeira parte do trabalho é preocupação, caracterizar o período da adolescência como um período do ciclo de vida “normativo” e fazendo parte integrante e obrigatória na construção do identidade do indivíduo. Outro tema que também é abordado neste trabalho é o da dinâmica familiar, uma vez que não se pode dissociar uma análise da adolescência sem se perceber e integrar nas dinâmicas que lhe estão associadas e uma delas é sem dúvida a família. Nesta análise são abordados os estilos familiares, as relações entre os seus elementos e a importância do conceito de autonomia.
Outras vertentes associadas e que também são consideradas neste trabalho são a Escola e o Grupo. Um terceiro tema tratado é a agressividade, procurando-se uma compreensibilidade da mesma à luz de várias correntes e associando-a ao conceito de raiva como tradução emocional da primeira. A segunda parte deste trabalho, é dedicado à investigação propriamente dita, concretamente trata-se de um estudo exploratório sobre os níveis de agressividade/raiva de duas amostras (Adolescentes/Pais), onde se constatou que os níveis de agressividade são muito semelhantes quer entre os jovens (raparigas e rapazes), quer entre os seus progenitores que também apresentam resultados muito semelhantes.

O Comércio Internacional sem Mobilidade Internacional de Factores

Aida Isabel Pereira Tavares
As teorias tradicionais neo-clássicas explicativas do comércio internacional não consideram a hipótese da mobilidade factorial internacional. Esta só existe dentro do país. E é sob esta condicionante que o padrão de comércio internacional emerge, quer seja o comércio inter-ramo, quer seja o comércio intra-ramo. É com base nesta distinção que apresentamos diferentes contributos teóricos que visam explicar as determinantes do padrão do comércio internacional.

O Comércio Internacional sem Mobilidade Internacional de Factores
Aida Isabel Pereira Tavares

Avaliação de Desempenho com Técnica de Mudança na Quadro da Gestão de Serviços e Cuidados de Enfermagem
Silvério santos B. Cordeiro

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas