Politécnica nº 4


Editorial: A pedagogia como padrão de qualidade no ensino superior
João de Freitas Ferreira


Considerações em Torno da Auto-Avaliação

Prof. Doutor Fernando Jesus

Ensinar e Aprender: Um Acto Radicalmente Novo na Sociedade da Informação e do Conhecimento “Reflexão Crítica”
Eva Petiz Lousã, Mário Lousã
O desenvolvimento da sociedade de informação e do conhecimento em Portugal prevê a médio prazo alterações no papel da escola, no perfil dos docentes, na vontade de aprender e de procurar novos conhecimentos. Esta mudança de comportamentos encontra-se associada às novas tecnologias de comunicação e de informação. Nesta sociedade em evolução espera-se um aluno com sentido crítico, autonomia, responsabilidade, criatividade, capacidade de recolher, relacionar e organizar informação de forma a promover a melhoria da qualidade da sua aprendizagem. Face às necessidades de um novo aluno é necessário surgir um novo professor e uma nova escola. Um professor que mais do que ser um mero transmissor de conhecimentos na sala de aluna, deverá ser um orientador e estimulador de saberes, de forma a permitir que o aluno construa o seu próprio conhecimento. A nova escola deverá ser construtiva e oferecer os meios necessários e imprescindíveis ao processo ensino/aprendizagem. Este artigo visa reflectir sobre estas mudanças que se operam na actualidade.

Claude Elwood Shannon
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas 

Incremento a Usabilidade de Sistemas de Workflow em Organizações: Modelagem Integrada e Redesenho de Processos de Negócio
Ciriano Lochpe, Lucinéia Heloisa Thom, Filipe Lopes
Sistemas de Workflow estão sendo cada vez mais considerados pelas organizações devido a alta eficiência que apresentam para a automatização, documentação e padronização dos processos de negócio executados nesta. No entanto, a maioria dos modelos e técnicas existentes para modelagem e redesenho de processos de workflow não considera, pelo menos de maneira satisfatória, as relações existentes entre os aspectos estruturais da organização e os elementos dos processos de workflow. Dessa forma, este artigo apresenta uma técnica para modelagem e redesenho de processos de workflow baseada, principalmente, nestas relações. Enquanto para modelagem, a técnica permitirá, principalmente, uma representação mais fiel da realidade dos processos de negócio para o redesenho, a mesma possibilitará, entre outras funcionalidades, a inferência de mudanças nos processos de informação com base em mudanças ocorridas nos aspectos estruturais da organização.

Notas Sobre a Contracção de Lorentz
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas
No artigo do mesmo autor publicado no n.º 2 desta revista (da série Contribuições para um Ensino Racional da Electricidade) não se demonstrou, porque então se entendeu que não era necessário, que, no movimento relativo de translação uniforme de dois sistemas de inércia, S e S’, um observador do sistema S não mede qualquer contracção, em qualquer direcção perpendicular à do movimento, em corpos rígidos pertencentes a S’. Mas, achando-se agora que seria útil esclarecer a razão da inexistência dessa contracção, resolveu-se apresentar aqui uma demonstração possível dessa inexistência.

Um olhar Reflexivo Sobre 2001, o ano Europeu das Línguas
Maria Helena Castro
Porque 2001 foi escolhido como o Ano Europeu das Línguas, este artigo sugere uma breve análise dos seus propósitos e das suas justificações, realçando a importância que o conhecimento de línguas estrangeiras pode ter na vida de qualquer cidadão europeu.

Turismo: Melres e os Encantos do Douro.
1 – Os Barcos do Mestre Arnaldo

Joaquim Soares
Este artigo, de interesse para o turismo nacional, versa apenas sobre o primeiro dos quatro atributos que definem o homem Melrense: barqueiro, lavrador, artista e mineiro.
A vivência do Rio, os barcos e a sua arte, os homens e a sua fé, são aqui retratados duma forma singela e apaixonada por quem também em Melres viu a luz do mundo.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas