Politécnica nº 5


Editorial: Especificidade do ensino politécnico
João de Freitas Ferreira


A consulta psicológica à luz da inteligência emocional: estudo de casos

Diana Amado Tavares
Pretende-se abordar a temática da Inteligência Emocional e as suas implicações para a Consulta Psicológica. Num primeiro momento, perspectiva-se a evolução histórica e científica da investigação sobre o papel das emoções e a emergência do conceito de Inteligência Emocional. A apresentação e estudo de casos de Consulta Psicológica (Psicoterapia e de Orientação Vocacional) pretende-se integrada no aprofundar da temática da promoção da Inteligência Emocional ao longo de todo o ciclo vital.

Porquê Gestão do Conhecimento? Porquê agora?
Anabela Sarmento
O conhecimento, e a sua gestão, assumem, actualmente, um papel crítico para o sucesso e competitividade das organizações.
Apesar de se ouvir falar em gestão do conhecimento há já algum tempo, na prática as acções que facilitam a sua criação e gestão são escassas, fruto de perspectivas divergentes acerca do mesmo fenómeno e da dificuldade em criar ambientes onde a partilha seja a palavra de ordem.
Atendendo a este cenário, com este artigo procura-se compreender os factores condicionadores para atribuição de importância à gestão do conhecimento.

Reorganização curricular - os professores e as áreas curriculares não disciplinares
Susana Castro, Joaquim Machado
Este artigo resulta do trabalho de investigação apresentado como dissertação final no âmbito do Curso de Especialização em Administração Escolar que decorreu no ISPGaya - Centro de Formação Contínua de Professores , em 2001. O trabalho apresentado pretende documentar e analisar o posicionamento dos profissionais face à reorganização curricular e o modo como as áreas curriculares não disciplinares foram operacionalizadas no início da generalização da reorganização e gestão curricular prevista no Decreto-Lei n.º 6/2001.  

O planeamento da extensão internacional da actividade empresarial
Carlos Simões Adegas
Este artigo dedica-se ao estudo dos cuidados que a extensão internacional das actividades empresariais deve observar. Aborda assim as questões do planeamento internacional, da elaboração das estratégias de internacionalização e das fases típicas que caracterizam o processo de internacionalização empresarial.

As origens lógicas dos computadores digitais
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas
Constitui procedimento habitual atribuir a origem dos computadores digitais a uma única linha evolutiva, que envolve as máquinas de Pascal (Século XVIII) e de Babbage (Século XIX), etc., não se fazendo, normalmente, qualquer referência às suas origens lógicas. É precisamente destas origens que trata a presente publicação. É claro que os nossos leitores com conhecimentos razoáveis das técnicas da electrónica e da informática não encontrarão nela novidade de maior. Mas o assunto tratado já poderá ser de alguma utilidade para aqueles que, sem esses conhecimentos, tenham um interesse geral pela história das evoluções técnicas.

Automação doméstica
Alfredo Oliveira
Este artigo apresenta a descrição do trabalho efectuado, no ano lectivo 2201/2002, pelo seu autor, no âmbito da disciplina de Seminário do curso de Engenharia Electrónica e de Automação. Neste trabalho foi concebida uma maqueta que, simulando o ambiente residencial, permite demonstrar as potencialidades do protocolo X10. Nessa maqueta foi simulada uma habitação, em que diversos elementos, tais como lâmpadas, alarmes, etc., podem ser controlados remotamente utilizando um telemóvel.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas