Politécnica nº 7


Editorial:
Serão as instituições do ensino superior privado empresas lucrativas?
João de Freitas Ferreira


Estabilidade/Instabilidade de Tensão
Jorge Leite dos Santos
A Estabilidade de tensão é um tema que tem vindo a ganhar cada vez mais importância, pois o aumento das cargas, as grandes distâncias entre os centros de consumo e de produção e o estado das redes de transporte e distribuição levam o Sistema Eléctrico de Energia (SEE) a operar em situações cada vez mais próximas do seu limite de estabilidade. Os próprios equipamentos de controlo automático existentes no SEE podem, eles próprios, conduzir o sistema para uma situação de instabilidade, se não forem tomados alguns cuidados.
Este documento pretende fazer uma apresentação deste fenómeno e das suas causas, bem como algumas das formas de o controlar. Futuramente será publicado um outro artigo onde é feita a apresentação de um método do sistema ao seu limite de instabilidade.

Sistemas de Informação: uma abordagem introdutória
António Mendes Pereira, José Duarte Santos
Os Sistemas de Informação são parte integrante de uma organização moderna e pró-activa. Neste documento efectua-se uma breve caracterização dos diversos Sistemas de Informação e apresentação do seu papel na gestão organizacional.

Electromagnetismo e Relatividade Restrita
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas
O conhecimento da relação existente entre o Electromagnetismo e a Relatividade restrita tem quase um século de existência. Surge em 1905, ano em que Albert Einstein publicou um artigo intitulado Sobre a Electrodinâmica dos Corpos em Movimento. Mas não é ainda suficientemente conhecida de um certo número de alunos dos cursos superiores de Engenharia. Começa-se por fazer um resumo histórico acerca da electricidade, do magnetismo e da relatividade restrita. Tenta-se depois mostrar, ainda que resumidamente, que as leis do magnetismo se podem considerar resultantes de algumas leis da electrostática e de algumas leis simples da relatividade restrita. Este procedimento mostra assim que a electricidade, o magnetismo e a relatividade restrita não constituem compartimentos estanques, mas sim uma entidade única e indivisível. Termina-se mostrando como chegar à contracção de Lorentz de uma maneira muito mais compreensível do que aquela que é habitualmente apresentada.

Planeamento de uma Biblioteca Universitária
Sérgio Bernardo
Com este artigo pretende-se clarificar o conceito de biblioteca digital e definir a sua planificação. Salientaremos também algumas vantagens na implementação da biblioteca digital.

Anti-Análise Forense
Luís Miguel Silva
A ciência forense permite-nos chegar aos factos através das evidências. Tal como esta ciência é usada na justiça no campo da medicina legal, com o avanço das tecnologias, ela foi também levada para o campo da informática. A análise forense informática é o campo que estuda o “como”, “quando” e o “porquê” de um ataque a um computador. Através dela é possível determinar informação vital que poderá ser usada como prova para levar o criminoso à justiça.

Intervenção social e Comunitária: Reflexão sobre Identidade Profissional e Contextos Eco-Sociais de Actuação
Diana da Silva Dias Amado Tavares
Pretende-se abordar a temática da Intervenção Social e Comunitária, contextualizada na actual conjuntura de mudança e complexificação social vivida no espaço europeu.
Problematiza-se a construção da identidade profissional dos interventores sociais e comunitários que emergem como resposta às necessidades crescentes de avaliação, apoio e intervenção social. Contextualiza-se a Licenciatura Bietápica em intervenção Social e Comunitária nos seus objectivos básicos e nos contextos eco-sociais de actuação para que pretende formar.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas

Homenagem ao Engº Moura Relvas