Politécnica nº 8


Editorial: Perspectivas de futuro para o ensino superior privado em Portugal
João de Freitas Ferreira


Determinação da Proximidade da Instabilidade de Tensão – Metodologia de Cálculo da Impedância Montante
Jorge Leite dos Santos
Este artigo surge no seguimento do artigo apresentado no número anterior desta revista. Neste artigo, apresentar-se-á uma metodologia que nos permite calcular o valor da impedância a montante do barramento onde se pretende analisar a estabilidade/instabilidade de tensão. A determinação da impedância montante obriga à utilização de processos de cálculo iterativos e à leitura de tensões e correntes em diversos instantes de tempo.

A Qualificação dos Recursos Humanos nos Subsectores de Alojamento e Restauração do Baixo Alentejo
Marta Isabel Casteleiro Amaral
No sector turístico, a grande maioria dos empregos continua a não exigir qualificações específicas, pelo que, grande parte das vezes, os empresários acabam por recorrer a trabalho não qualificado. Mas este sector tem vindo a assumir uma nova dimensão, quer pela introdução de inovações tecnológicas, quer pelo próprio grau de exigência dos turistas, o que exige mudanças na qualificação dos recursos humanos.
Na investigação desenvolvida, cujos resultados se sintetizam no presente
artigo, conclui-se que, na opinião dos empresários dos subsectores de alojamento e restauração do Baixo Alentejo, a qualificação dos recursos humanos tem um impacto positivo no desenvolvimento das empresas do sector, bem como na melhoria da qualidade do serviço prestado ao turista. Para além disso, os empresários consideram que as competências mais relevantes na qualificação dos recursos humanos destes subsectores, assentam na dimensão comportamental e empírica dos seus empregados e na capacidade de liderança dos dirigentes dos estabelecimentos.

Breves análises sobre a actualidade do passado.
Os espaços comuns em que nos integramos: o império romano e a união europeia.

Lino Tavares Dias

A “Alunização” da Juventude: O Jovem na Sombra do Aluno
Diana da Silva Dias Amado Tavares
Pretende-se abordar a temática do processo social de alunização da infância e da juventude, perspectivado enquanto estratégia de construção identitária. Sob a focalização proposta por Perrenoud na sua teoria da construção do “ofício do aluno”, pretende-se “ler” intencionalmente o percurso escolar proposto pelo sistema de ensino português.

Cidadania: Perspectivas de uma evolução histórico-filosófica
Anabela Gil, José Fernando Mandim, Rosa Maria Monteiro
É demais evidente que o termo cidadania começou a ser uma expressão corrente no nosso quotidiano. No entanto, sabemos também que este conceito tem sofrido diferentes concepções de acordo com as ideologias histórico-filosóficas vigentes, variando de época para época.
Talvez o mais importante não seja definir qual a abordagem mais pertinente e adequada à luz da actualidade, mas sim, evidenciar o enriquecimento conferido pela evolução deste conceito.
Será que uma análise histórico-filosófica sobre a evolução do conceito de cidadania se revela uma tarefa importante para a nossa prática como educadores e cidadãos?

Work paper sobre a análise SWOT
José Duarte Santos
A análise SWOT é uma ferramenta de trabalho utilizada pelas empresas que permite uma visão estratégica da posição da organização.
Este documento posiciona-se como um work paper, que pretende servir de base para uma investigação mais detalhada sobre este tema tão importante para a tomada de consciência da situação estratégica das organizações.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas