Politécnica nº 10


Editorial: Exames Nacionais. Melhoria do ensino e ingresso no ensino superior
João de Freitas Ferreira

Breve ensaio sobre a internacionalização

António C. Moreira
O presente artigo tem como objectivo fazer uma breve revisão da literatura sobre a internacionalização tendo em conta a dinâmica da realidade empresarial. Assim, após uma breve apresentação das razões para a internacionalização e dos principais factores condicionantes da forma de entrada nos mercados externos são apresentadas as principais vantagens e desvantagens da internacionalização. Seguidamente são apresentadas as fases e opções da internacionalização para, finalmente, serem feitas algumas observações.

Investigação/formação no domínio dos métodos de estudo no ensino superior
Ana Paula Cabral
O estudo que nos propomos apresentar enquadra-se nas actividades do Centro de Formação e e Valorização Pessoal e Profissional (C.F.V.P.P.) do Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya) e compreende actividades específicas de diagnóstico e intervenção sobre métodos de estudo no ensino superior, em estreita ligação com trabalhos similares realizados no âmbito do Projecto SPASHE ("Strategies for Promoting Academic Success in Higher Education") financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e apoiado pela Universidade de Aveiro. Com base no estudo exploratório de diagnóstico desenvolvido, procuraremos apresentar um conjunto de indicadores obtidos sobre os níveis de competência dos alunos nos domínios específicos da compreensão e assimilação dos conteúdos e da escrita e sobre o desenvolvimento de actividades de intervenção e formação nestas áreas.

O Franchising: uma abordagem introdutória
José Duarte Santos e Jorge Rocha Moreira
A cooperação entre empresas assume, cada vez mais, um papel importante para a solidificação e crescimento sustentado. O franchising mais do que um simples contrato é uma forma de alavancar as competências empreendedoras dos franchisados e aproveitar fórmulas testadas, criando parcerias que optimizem a produção e comercialização de produtos e/ou serviços.

Aspectos da implementação de redes indoor
Justino M. R. Lourenço
Este artigo faz uma apresentação das condicionantes no planeamento das redes móveis Indoor. A necessidade emergente da implementação de coberturas móveis multi-tecnologia suscitam uma série de novos desafios na estruturação e implementação de uma cobertura Indoor.

O superior ofício de ser aluno: integrar(-se) para vivier (n)a universidade
Diana da Silva Dias Amado Tavares
Pretende-se apresentar as linhas mestras que guiaram a construção de uma tese de Doutoramento em Ciências da Educação, salientando os principais momentos referenciais e as conclusões mais salientes. Tematiza-se a entrada no Ensino Superior como uma transição em que ao primeiranista é imputada a tarefa de abandonar o seu estatuto de estudante. Pretende-se perceber como se constrói o ofício do estudante universitário, enquanto estratégia de adaptação a um novo mundo, no qual se inicia e é iniciado. Pretendeu-se, pois, focalizar as vivências dos primeiranistas, descortinando formas/lógicas distintas de construção do ofício do estudante universitário que passam, necessariamente, pela gestão de tensões subjacentes ao processo de integração. Os resultados empíricos apontam para a confluência de quatro modelos-tipo de construção do ofício do estudante, que consubstanciam diversas estratégias sistematizadas e internacionalizadas para a promoção da integração na Universidade.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas