Politécnica nº 11


Editorial: O legado de João Paulo II
João de Freitas Ferreira

Recurso a uma plataforma de e-learning em contexto curricular: um projecto na Universidade de Aveiro

José Tavares, Ana Paula Cabral, Helder Caixinha, Isabel Huet, Rita Carvalhos
Pretende-se apresentar um estudo exploratório/comparativo, integrado numa disciplina leccionada na Universidade de Aveiro: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (formação graduada – disciplina comum a todas as licenciaturas de ensino da Universidade de Aveiro). Este estudo começou a ser realizado no ano lectivo 2002/2003 e os dados que analisaremos são os desse ano e os do ano lectivo seguinte. A disciplina seguiu o estilo convencional de ensino/aprendizagem, presencial, mas contando também com o apoio da plataforma de ensino a distância WebCT, que permitiu a disponibilização de materiais e informações, avaliação on-line, assim como a obtenção de dados sobre o decorrer do processo. O processo que está na base deste estudo pretende fomentar a autonomia do estudante universitário no processo de aprendizagem, promover o envolvimento dos docentes no processo de ensino/aprendizagem, desenvolver as competências dos alunos na utilização das novas Tecnologias da Informação e Comunicação e envolver alguns alunos em actividades de monitorização. Inserida no projecto Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior, esta actividade de intervenção desenvolvida nestes últimos dois anos tem como objectivo a promoção de um maior sucesso académico dos alunos, considerando os objectivos e conteúdos da disciplina.

Application Service Provider: o outsourcing em análise
José Duarte Santos
O conceito ASP - Application Service Provider assume-se, cada vez mais, como uma alternativa ao sistema in-house. No entanto existem factores a considerar na tomada de decisão, no planeamento do outsourcing e na escolha do ASP.

Testes de Teorias e Hipóteses em Finanças: evidência empírica
Rui Ferreira
Este trabalho pretende analisar a evolução das cotações das principais empresas portuguesas, numa perspectiva de avaliar até que ponto o mercado se comporta com um elevado grau de seguidismo, ou se por outro lado, faz uma análise selectiva e diferenciada das empresas. A metodologia consiste na aplicação da análise da variância para comparar a variação das cotações das empresas portuguesas que fizeram parte do PSI-20, no período ente Janeiro de 2000 a Março de 2003. Será feita uma comparação de médias intra-sectorial, uma comparação de médias inter-sectorial e uma comparação de médias inter-sectorial e uma comparação de médias separando a amostra pelo grau de liquidez.

Trilhos pedestres e turismo: análise exploratória ao mercado dos trilhos pedestres em Portugal
Áurea Rodrigues
O presente artigo discute a relevância do trilho pedestre enquanto infra-estrutura turística, assumindo-se sobretudo a perspectiva do turismo sustentável. Identifica-se as características demográficas, estilo de vida, sensibilidade ambiental e percepção afectiva face à natureza de visitantes de trilhos pedestres, o que permite conhecer melhor o mercado efectivo dos trilhos pedestres em território nacional. Comparando pedestrianistas portugueses com pedestrianistas estrangeiros, notam-se algumas diferenças significativas ao nível do comportamento e atitude ambiental e no contexto de férias. A comparação dos pedestrianistas ainda com um grupo de portugueses que não costumam caminhar na natureza, permite compreender diferenças de comportamento e atitudes que possam originar a falta de interesse por trilhos pedestres neste último grupo, e simultaneamente identificar, variáveis que possam converter, também este grupo em pedestrianistas. Pretende-se, com isso, dar um contributo para promover os trilhos pedestres enquanto infra-estruturas turísticas e apoiar uma gestão sustentável dos mesmos, baseada na capacidade de adaptação às preferências e aos receios de cada grupo.

Metodologias qualitativas versus quantitativas no âmbito das Investigação em Ciências Sociais e Humanas
Diana da Silva Dias Amado Tavares
Procura-se realizar uma análise comparativa das metodologias de investigação científica nas Ciências Sociais e Humanas. Abordam-se algumas das ideias que comparam as assunções filosóficas subjacentes às diversas abordagens investigativas em Educação, particularmente no que se refere ao(s) propósito(s) da investigação, natureza da realidade, natureza do conhecimento, relação entre a pessoa que procura o conhecimento e o que se quer conhecer e o valor da investigação.

Análises dos Parâmetros Observacionais em Modelos Cosmológicos Homogéneos
Paulo Aguiar
Neste artigo pretende-se dar uma panorâmica geral do trabalho desenvolvido no doutoramento e explicar de forma sucinta e sem recurso a fórmulas matemáticas um pouco da história do Universo. Este, embora actualmente seja homogéneo isotrópico, poderá em épocas primitivas ter passado por fazes de elevada anisotropia.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas