Politécnica nº 12


Editorial: A Revolução de Bolonha
João de Freitas Ferreira

As competências nucleares e os factores-chave de sucesso
António C. Moreira
O artigo tem como objectivo relacionar duas perspectivas diferentes da teoria da gestão estratégica, nomeadamente, a óptica das competências nucleares, que avalia a estratégia de dentro para fora da empresa, e a óptica dos factores-chave de sucesso, que avalia a estratégia de fora para dentro da empresa.
Depois de apresentadas estas duas vertentes é proposto que ambas estejam em sintonia a fim de as empresas tirarem proveito das oportunidades que surgem no meio envolvente.

A
escola para todos e a Declaração de Bolonha
José Carlos Pereira de Morais
A necessidade da concretização do Espaço Europeu do Ensino Superior prevista na Declaração de Bolonha de 1999, subscrita pelo nosso país, vem relançar algumas problemáticas em torno do ensino e das funções que deve desempenhar no que respeita à formação pessoal e à preparação para o mercado de trabalho nacional e internacional.
Um relance sobre as grandes alterações verificadas em Portugal desde a reforma de Veiga Simão em 1972, passando pelo 25 de Abril de 1974 e pela criação da Lei de Bases do Ensino em 1986, permite reflectir sobre o processo previsto em Bolonha em 1999 que vai no sentido da adopção de um modelo de ensino superior em moldes europeus, no que respeita ao acesso ao ensino superior e à participação de todos os implicados.

Grafos e suas aplicações (I)
Maria do Rosário Moreira
Este artigo será o primeiro de um conjunto de três cujo objectivo é realçar a importância dos grafos e a sua aplicação em diversas situações. Inicia-se por descrever a origem deste conceito e as condições necessárias para ter um grafo euleriano. Em seguida passaremos para o problema do cavalo num tabuleiro de Xadrez, dando origem a um circuito Hamiltoneano e terminamos este artigo com o problema "dos casamentos" surgindo a noção de grafo emparelhado.

Contributos da satisfação e fidelização na adopção de uma estratégia de CRM
José Duarte Santos
O CRM-Customer Relationship Management visa incrementar o valor, a longo prazo, do cliente para a organização. Para isso, a satisfação e fidelização do cliente contribuem para maximizar o seu lifetime value.


Comunicações Ópticas

Hugo Oliveira, João Garcia, Joel Luz
Este artigo apresenta vários conceitos, ferramentas, técnicas e aplicações relacionadas com a  fibra óptica e as enumeras aplicações que esta tem nos dias que correm

Teorema do ponto fixo (I)
Nelson Manuel Amoêdo
Este artigo pretende ser um complemento do estudo iniciado nos cursos de Análise Numérica, com o ” Método Iterativo Simples”, utilizado na resolução de equações reais de uma variável real.

Pretende-se pois mostrar que o referido teorema é apenas uma aplicação de um teorema mais geral “Teorema do Ponto Fixo” e cujas aplicações são transversais a praticamente todos os ramos da Matemática: Sistemas de Equações Lineares, Equações Diferenciais, Equações Integro – Diferenciais, Função Implícita, Sistemas Dinâmicos, etc
.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas