Politécnica nº 13


Editorial: Adequação ao processo de Bolonha
João de Freitas Ferreira

Caracterização da procura turística no centro histórico de Vila Nova de Gaia
Ana Schennach e Áurea Rodrigues
Nos últimos anos tem-se verificado um interesse renovado e um forte crescimento do turismo urbano. Este fenómeno está ligado a uma combinação de vários factores como sejam o movimento de revalorização e reabilitação dos centros históricos das cidades, o alargamento e a diversificação de práticas culturais, o interesse marcante dos consumidores pelo património e o urbanismo, assim como a procura de animação e de oportunidades de fazer compras. As cidades podem tomar características bastantes distintas e a oferta vai-se diversificando ao sabor da evolução dos gostos de actividade e lazer dos visitantes. Diversifica-se também de acordo com a tomada de consciência e a vontade cada vez mais declarada dos decisores políticos de promover o turismo como um eixo de desenvolvimento económico, portador de riqueza e de emprego. Para que o turismo urbano se desenvolva de uma forma sustentada torna-se pertinente conhecer a procura existente e potencial para poder direccionar a oferta eficazmente. Neste estudo apresentam-se os resultados de uma investigação de âmbito exploratório aos visitantes do centro histórico de Vila Nova de Gaia.

Turismo temático: A criação de um Parque Medieval
Tânia Cristina Vidal Pinho e Fernando Florim De Lemos
Os Parques Temáticos constituem um elemento importante para o turismo pois transformam-se em verdadeiros recursos que permitem construir a vocação turística de uma zona ou região, regenerar os destinos turísticos tradicionais e melhorar a sua competitividade. Em Portugal, esta indústria ainda não se encontra muito desenvolvida, pelo que se propõe a criação de um Parque de natureza medieval na cidade de Santa Maria da Feira, visto ser uma localidade com fortes tradições culturais nesta área.

Relatividade restrita numa casca de noz
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas
Este artigo tem por objectivo mostrar que o entendimento da Teoria da Relatividade Restrita, tema que agora faz parte do programa de Física do 12.º ano do ensino secundário, pode tornar-se acessível a um muito maior número de pessoas, se se tiver a preocupação de basear convenientemente o tema num exemplo de observação prática corrente.

Redes Ad Hoc
José Augusto Monteiro
O tema a ser abordado ao longo deste artigo, tem por objectivo demonstrar como funcionam as redes ad-hoc, como é simples e possível comunicar desde que estejam assegurados regras e meios técnicos que garantam facilidade e “guiem” o simples utilizador numa área que não domina, mas pode tirar proveito. Pretende-se também, dar um enquadramento relativamente às demais estruturas de redes sem fios, a sua utilização e aplicação prática.


Empresas de inserção: Estudo prospectivo de avaliação do real impacto da medida

Diana Amado Tavares
O emprego é conceptualizado enquanto fenómeno com repercussões económicas, sociais e desenvolvimentais. Contextualiza-se o Mercado Social de Emprego enquanto promotor da integração sócio-profissional de pessoas desempregadas com base em necessidades sociais não satisfeitas pelo normal funcionamento do mercado, salientando-se a medida “Empresas de Inserção”. Fundamenta-se o estudo prospectivo sobre Empresas de Inserção desenvolvido com objectivo de avaliar qualitativamente os reais impactos da implementação da medida junto, não só das suas entidades promotoras, mas também dos seus beneficiários. Descrevem-se os principais resultados, sugerindo alterações e revisões dos pressupostos e modos de funcionamento da medida em apreço.

CRM no modelo SaaS: uma lufada de ar fresco para as PME
José Duarte Santos e Fernando Coimbra Lopes
Este documento, que surge no âmbito do curso “Rede de agentes de desenvolvimento de ‘e-business’ em PME” desenvolvido pelo IAPMEI em parceria com o INETI, o INOV e a LINK, pretende retratar o software como serviço, um novo paradigma que abre novas oportunidades às empresas, especialmente às pequenas e médias, em aceder a funcionalidades informáticas
.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas