Politécnica nº 14


Editorial: O R. J. I. E. S. e a qualidade do Ensino Superior
João de Freitas Ferreira

Realidades da Inovação em Portugal

António C. Moreira e Zuleika Noémia Fonseca Nascimento.
O artigo tem como objectivo diagnosticar a realidade da inovação em Portugal. Partindo dos indicadores do European Innovation Scoreboard, relativos aos anos de 2003 e de 2004, o artigo analisa o desempenho de Portugal. Depois de apresentados os principais indicadores estes são avaliados por quatro grandes grupos onde se conclui que a situação portuguesa é preocupante dado Portugal apresentar um desempenho fraco em grande parte destes indicadores.

POCAL - Modernização e Reforma nas Autarquias Locais: Estudo sobre a sua implementação na Câmara Municipal de Matosinhos
Gorete Miranda e João Monteiro
As reformas levadas a cabo nas autarquias locais têm por base um novo modelo de gestão designado por New Public Management (Nova Gestão Pública). Assim, a introdução de novos mecanismos de gestão nas autarquias locais, como o POCAL, foi feita com base neste novo modelo. Este estudo analisa estas mudanças centrando-se na análise de um caso específico - a Câmara Municipal de Matosinhos recorrendo a uma entrevista semi-estruturada. Segundo os resultados obtidos esta Câmara sofreu alterações organizacionais ao nível da criação do Serviço de Compras e também da Divisão de Gestão e Controlo Interno bem como de procedimentos que foram impostos.

High Speed Downlink Packet Acess
Justino M. R. Lourenço e João M. O. Garcia
Este artigo faz uma apresentação sobre a tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Acess), uma tecnologia recentemente introduzida nas redes móveis (3G). Esta tecnologia vem trazer um aumento na velocidade de acesso à Internet nas redes móveis de terceira geração.

O sentimento de insegurança nas Forças de Segurança
Miguel Ângelo F. M. Valério e Rui Mendes
Este artigo analisa o sentimento de insegurança das agentes da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública. Foram inquiridas todas as agentes que se encontravam ao serviço durante os dias da aplicação do questionário (n=9), sendo elaborada uma escala que demonstrou possuir uma forte consistência interna (·=.932). Verificaram-se relações entre “estado civil” e “idade” com “perturbações físicas” e uma relação bipartida entre a escala “vizinhança” e “perturbações físicas”, que leva à criação de um ciclo vicioso, e que se apresenta como a melhor explicação teórica para o sentimento de insegurança.


A Revolução Silenciosa das Equipas Autónomas

Celso Luís Alves Reis
As formas de gestão das equipas de trabalho têm vindo a ser alvo de uma evolução em prol da autonomia, cuja origem se situa nas minas de carvão de Durham (Reino Unido, anos 50 do séc. XX). Os ensinamentos aí recolhidos foram, posteriormente, adaptados a outros cenários fabris, tentando obter-se uma optimização conjunta entre os sistemas técnico e social. O modelo daí resultante – que concede autonomia às equipas – surge com frequência em variadas empresas dos nossos dias, quer no sector secundário quer no sector terciário. No presente artigo, aborda-se, em particular, o sucesso das equipas autónomas na indústria automóvel e as suas repercussões ao nível da produtividade e da satisfação no trabalho.

Turismo e Sustentabilidade em Portugal

Áurea Rodrigues
A abordagem do turismo enquanto fenómeno social recente é marcadamente caracterizada por uma "evolução histórica" que parte do turismo de massas, objecto de uma procura indiferenciada nos anos sessenta, para um turismo globalmente responsável, traduzido pela sustentabilidade ecológica, nos anos noventa. A indústria turística tem interesse em ser activa na questão do desenvolvimento sustentável, assegurando a preservação e valorização dos recursos naturais, porque depende deles como oferta primária. Neste contexto vamos focar ao longo deste artigo a emergência do fenómeno da sustentabilidade e como este se reporta à indústria turística. Posteriormente analisaremos quais as ferramentas que estão ao dispor da indústria turística em Portugal.


Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas