Politécnica nº 16


Equações de Maxwell do Campo Gravítico?
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas
No final do século passado pôs-se em causa a convicção, até então existente, de que a massa de um corpo variava com a sua velocidade. Mas então sucede que, se essa convicção for, de facto, errónea, isto é, se a massa for um invariante, podem obter-se para o Campo Gravítico, equações análogas às que Maxwell obteve para o Campo Electromagnético. No presente artigo apresenta-se um método para obter estas equações, análogo ao que o autor utilizou, no seu livro Electromagnetismo e Relatividade Restrita, para chegar às equações de Maxwell.

Empreendedorismo
Doutora Paula Campos

A Internet e as fontes de informação digital sobre CRM
José Duarte Santos
Neste estudo, com base na utilização da Internet, procuram-se encontrar e caracterizar diferentes tipos de recursos de informação digital que foram posteriormente utilizados, juntamente com outros factores, na análise de diversas fontes de informação digital que proporcionam conhecimento na área do CRM (Customer Relationship Management) na perspectiva da gestão ou dos sistemas de informação.

Capital Social e Lógica Conexionista
José Carlos Pereira de Morais
Este artigo constitui uma reflexão sobre questões de desenvolvimento que se colocam ao nosso país num momento de reconfiguração internacional de lógicas, tecnologias e processos produtivos. O Estado-providência dilui-se dando lugar a novas gestões públicas, o terceiro sector encontra legitimidade para uma reafirmação. Repensar as polarizações planetárias e formas de assegurar posições na lógica de fluxos que caracteriza a ‘rede’ mundial são desafios ao desenvolvimento nacional que obrigam a uma abordagem de dissonâncias presentes entre as instituições estruturantes: ‘família’, ‘escola’ e ‘trabalho’. Propõe-se uma análise que dirigida a recém-licenciados na área da informática como informadores privilegiados de (re) configurações económicas, sociais e políticas em Portugal.

A acção dos fóruns pedagógicos na construção de aprendizagens
Cristina Mendes Ribeiro
Como são múltiplos os desafios que diariamente se entranham no quotidiano escolar heterogéneo e singular, torna-se urgente introduzir, de forma organizada e devidamente planeada, novas metodologias no ensino superior. Sendo indiscutível que atmosferas férteis em aprendizagens beneficiam o aluno, os contextos educativos marcados pelo blended learning representam uma oportunidade para a adopção dos fóruns em contexto de aprendizagem. Partindo da percepção de 30 alunos, utilizadores dos fóruns como recurso pedagógico, analisamos o seu nível de adesão à essa experiência didáctica e o seu impacto na construção de conhecimentos.

Mediação psicológica e Second Life: a LUA na Second UA – Resultados de uma experiência
Anabela Pereira, Gustavo Vasconcelos, Paula Vagos, Luísa Santos, José Tavares, Pedro Almeida, Luís Pedro, Cátia Figueiredo, Mariana Fortuna, Marília Moita, e Rui Rodrigues
O presente trabalho pretende apresentar uma experiência inovadora de aconselhamento psicológico por recurso ao ambiente virtual tridimensional Second Life. Uma equipa multidisciplinar cooperou para a construção de infra-estruturas online; a formação de alunos voluntários em peer counseling no Ensino Superior; a divulgação e abertura do espaço; e a avaliação dos serviços prestados. A avaliação deste período experimental foi positiva, tendo sido recebidos e encaminhados 112 pedidos, maioritariamente referentes a questões interpessoais. Também os alunos participantes avaliaram a sua experiência como positiva. Estes resultados são encorajadores, apontando para a pertinência e utilidade do projecto para a promoção do bem-estar e desenvolvimento psicológico do aluno, apoiado e apoiante. Assim, a reabertura e aperfeiçoamento destes serviços parece justificada.

Promoção da Qualidade e Desempenho Profissional: Contributos de uma Formação de Pós Graduação
Ana Paula Cabral e Maria da Conceição Marques
Pretende-se apresentar uma análise dos resultados/impactos da frequência de uma pós graduação em Intervenção Social em Criminologia no Instituto Superior Politécnico Gaya (anos lectivos 2005/2006 e 2006/2007). O estudo empírico, realizado com a participação de 13 alunos, procurou aferir a perspectiva profissional e eventuais necessidades de aquisição de novas competências, face às exigências actuais do mercado de trabalho. Assim sendo, são apresentados os resultados quanto às expectativas iniciais, a qualidade da pós-graduação e o nível de contribuição desta para melhoria do desempenho profissional.

Problemas e Curiosidades
Joaquim Albuquerque de Moura Relvas